8 de novembro de 2013

Ergonomia - a ciência do conforto

Olá pessoal!!

Você sabe o que é ergonomia? A palavra vem do grego “ergon” (trabalho) e “nomos” (regras) e, a grosso modo, está relacionada à capacidade de adaptarmos o meio para atender fisicamente nossas necessidades da maneira mais correta. Em arquitetura, esse termo é usado para definir como podemos usar um determinado ambiente de forma segura e confortável.
Por exemplo: se você tem um sofá e uma mesinha de centro na sua sala de estar, será que existe uma distância segura para que possamos andar entre os móveis sem sofrer acidentes?
Depois de vários estudos, chegou-se à conclusão de que existem medidas ideais que devem ser respeitadas em casa para que você possa usufruir do local sem apertos e esbarrões. Confira abaixo algumas dessas medidas:
Na sala de estar: é bom deixar um espaço de pelo menos 50 cm entre o sofá e a mesinha de centro; assim você não corre o risco de bater na mesa quando circular por ali. Se sua TV for presa na parede, o centro (eixo horizontal) dela deve estar a 1,20m do chão.

Na sala de jantar: o espaço de cada cadeira pode ser de 50 cm. Se houver parede, é interessante que a extremidade da mesa fique a 90 cm dela, no mínimo. Já a altura confortável da mesa é de 75 cm.

Na cozinha: a altura da bancada pode variar entre 85 e 90 cm para que se trabalhe confortavelmente nela. Sua profundidade geralmente é de 60 cm para caber com folga as cubas e torneiras e ainda sobrar espaço para manuseio.

Nos banheiros: as bancadas podem ter a mesma altura da bancada de cozinha, mas se tiver cubas de apoio (aquelas que literalmente apoiam em cima do tampo da pia), a altura da bancada dependerá da altura da cuba; o importante é que a altura final, seja ela do tampo ou da cuba, esteja entre 85 e 90 cm. Já a largura mínima do box deve ser de 80 cm.

Nos quartos: a distância mínima para circulação deve ser de 60 cm; usar menos que isso vai dar uma sensação de aperto ao cômodo. Guarda-roupas devem ter profundidade mínima de 55 a 60 cm para caber os cabides com folga.
Vaga de garagem: para cada carro, é interessante deixar uma largura de 2,50 m para que se possa abrir as portas do veículo sem encostar em nada.
É importante lembrar que essas são medidas padrão, mas elas podem variar de acordo com a altura das pessoas que utilizarão o local ou conforme o projeto arquitetônico. Agora que você aprendeu um pouco mais sobre medidas ergonômicas, que tal mudar a disposição dos móveis para que sua casa fique ainda melhor?
Espero que tenham ajudado!!